AnálisesDestaque

Asus Xonar Xense

Teste

Antes de mais lembramos que os resultados deste teste são do conjunto e não dos produtos individualmente e também que, na área do som (qualidade do som) existe sempre um nível de subjectividade substancial.

Música

Altos

Os altos deste conjunto são extremamente detalhados sem o perigo de serem “analíticos”, é um verdadeiro prazer ouvir instrumentos de cordas, em especial solos de guitarra via este conjunto. É bem possível que alguns dos futuros compradores não reconheçam inteiramente algumas das músicas que ouviram e ouvem já há muitos anos, devido ao detalhe que este conjunto consegue revelar, algo que nem todos os conjuntos, especialmente os básicos, certamente não conseguem reproduzir.

É especialmente importante que se utilize o melhor formato possível, lossless para que estes detalhes sejam revelados porque por melhor que seja o conjunto, este não pode reproduzir detalhe eliminado pela compressão.

Médios

Sem dúvida o ponto forte do conjunto, bastante harmónicos sem se notar saturação digital. Ok, não é o som tão analógico quanto seria se fosse um amplificador de tubos e não a secção de amplificação da Xense, mas… está certamente bem mais próximo de outras ofertas que já ouvimos da concorrência. Toda a reprodução é fiel ao original, notando-se especialmente em concertos ao vivo, sobre tudo aqueles que já foram ouvidos mesmo ao vivo por mim, aí foi genial fechar os olhos e por momentos voltei ao público de alguns desses concertos.

Baixos – Bass

A quantidade certa com a definição, algo que se espera de um conjunto deste nível e não desilude.

Em suma toda a performance deste conjunto é bastante equilibrada, a Asus e Sennheiser fizeram destes dispositivos únicos um belo par, é fácil de ouvir neste o esforço por parte de ambos em especial por parte da Asus para que este conjunto fosse um bom conjunto e não somente dois dispositivos numa caixa “porque sim”.

Filmes

Aqui é onde o modo Dolby Headphone brilha e apesar da descodificação não ser baseada em hardware porque a placa não tem descodificador, o software faz um trabalho sem falhas sendo a única lacuna o facto de necessitar portanto de alguns ciclos do CPU para fazer o processamento Dolby.

Esta placa é também compatível com sistemas 5.1 e 7.1 através das saídas extra situadas no cabo cabo splitter. Portanto apesar deste ser um conjunto de headset + placa de som, este factor está longe de ser um factor limitador.

Jogos

Apesar desta placa não poder contar com o EAX suportado nativamente por hardware, este é inteiramente suportado na sua versão mais recente (EAX 5.0) via emulação por software. Também aqui alguns ciclos de CPU vão ser necessários, mas, nada muito substancial, ainda mais nos dias de hoje onde qualquer computador tem vários cores disponíveis, muitos deles desperdiçados pela grande maioria dos jogos, portanto esta é sem dúvida uma boa utilidade para estes.

Durante a sessão de jogos não detectamos diferenças de maior entre o EAX nativo da Creative e o emulado pela ASUS, notamos sim que esta placa tem uma qualidade de som substancialmente superior à grande maioria da oferta da concorrência, sobre tudo pelas suas características analógicas.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo