AnálisesArtigos

Análise Funtwist ION Fiono 330

Fotografias

Começando como é habitual pela embalagem onde o produto vem acondicionado. Trata-se de uma caixa relativamente compacta, com pega de transporte, útil para quem pretender transportar este pequeno computador para uma casa de férias ou viagem. O grafismo é simples, em cor verde, branco e cinza, ilustrado com uma foto de uma sala, indicando o uso na qual este PC é voltado, média center.

Vista do outro lado, com uma foto do produto.

Vista de lado, com especificações, bem como indicação da cor (prateado/preto), quantidade de memória e disco rígido que vem instalados. Por ser um sample inicial, não vem marcado.

Vista do outro lado, com mais detalhes.

Abrindo a embalagem, temos então o computador e a caixa de acessórios devidamente protegidos.

Os acessórios – Transformador AC-DC de 60w e cabo de ligação à tomada, 4 pés anti vibração, ferramenta para abrir a caixa, antena do Wi-Fi, 2 suportes para coloca o PC na vertical, DVD com drivers e manual. Um pacote completo. Embora notar a falta de adaptador DVI-VGA, mas dado o segmento que se enquadra, dificilmente vai se sentir a falta, alem disso é um acessório comum devido as gráficas.

E aqui temos o HTPC. Este modelo é o prateado, embora o topo seja preto. Há um modelo totalmente preto. No topo podemos ver as aberturas de refrigeração, o interruptor ON/FF a azul (não tem reset) e 2 portas USB. Notar os 4 parafusos que tem que ser removidos para aceder o interior.

Lateral direita, com entrada de microfone e saída de áudio analógico, mais uma porta USB e um prático leitor de cartões (SD/SDHC/MMC), que funciona por USB.

Painel traseiro. Da esquerda para direita temos a ligação para antena do Wi-Fi, saída digital de audio, HDMI, e-SATA, 2 portas USB, DVI-I (suporta analógico, via adaptador externo), RJ-45 e alimentação.

Lateral esqueda, totalmente limpa.

Parte de baixo, também totalmente limpa. Os pés de borracha fornecidos são presos pelos parafusos, logo tem que os remover e assim instala-los. Esta tampa dá acesso à memória.

Vamos espreitar o interior. Depois de remover os 4 parafusos, remove-se a tampa, bem como o topo da carcaça. Do lado esquerdo está o disco rígido, de formato 2,5″ e montado invertido.
Ao lado está o cooler do cpu e chipset e a respectiva ventoinha, de 60 mm. Por cima está a placa wireless USB e um pequeno PCB, onde está montada as ligações do lado direito. Pessoalmente acho que estas ligações deviam estar na outra lateral, por baixo do disco, de modo a ter melhor arrefecimento do CPU e chipset.

Removendo o disco rígido e a fan do CPU, onde podemos ver as ligações para a placa das ligações do lado direito. De notar que existe 2 portas SATA e embora apenas tenha um cabo SATA de energia, a ficha onde está ligada tem 4 pinos, ou seja 2 pinos 5V e 2 GND, indicando que teoricamente há suporte para uma 2ª unidade de armazenamento. Dado o pouco tempo para review não se desmontou o dissipador, porque implica retirar todas as placas auxiliares e cabos, o que é um processo algo moroso.

O disco rígido que veio com este sample, um Samsung de 160 GB, 5400 RPM e 8 MB de cache. Mas podem adquirir este HTPC com qualquer disco de 2,5″, mesmo SSD.

Tirando a tampa de fundo, temos então o único slot SODIMM, com 1 módulo de 2 GB DDR2 800 mhz. Aqui que está o que considero um ponto negativo, o que é um pouco difícil de compreender. Este chipset ION suporta dual channel e por outros testes (irão ver em alguns testes), o dual channel ajuda na performance global e seguramente não é por espaço que não foi implementado dual channel. Isso também limita a quantidade de memória. Embora exista suporte para módulos de 4 GB, estes estão demasiado caros. Vai existir opção de 4 GB para esta maquina, mas a um custo de 160 €, que é metade do preço do computador! Esperemos bem que a funtwist corrija este problema numa revisão e adicione suporte para dual channel.

Esta foto demonstra o enorme espaço livre na parte de baixo, na qual acomodaria um 2º disco rígido e ainda dava para o 2º slot de memória! Dado o que disse acima, de ter 2 portas SATA e 2 ligações de 5V, será que teremos uma edição com suporte para um 2º disco ou uma drive óptica neste espaço? Este espaço também comporta uma drive óptica, embora isso impediria o uso de 2 módulos de memória, bem como teria que crescer entre 0,5 a 1 CM de espessura para acomoda-la.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo