AnálisesArtigos

Um mês com o Samsung Galaxy S4

Ecrã

GALAXY S 4

O ecrã domina a parte frontal, a imagem é soberba, as cores são vibrantes. Chegam a ser demasiado saturadas mas o resultado final impressiona. Mostrei a várias pessoas o vídeo que a Samsung disponibiliza na aplicação de vídeo e todas as reações foram no mesmo sentido de admiração pela qualidade da imagem. O ponto negativo que encontrei foi o brilho automático que acabei por desactivar já que não consegui achar adequado.

Como utilizador diário de um tablet, tal como disse antes, queria perceber até que ponto o Samsung Galaxy S4 podia substituir este equipamento. O que ficou claro para mim é que a resposta é não, apesar da resolução do ecrã do smartphone ser bastante superior. Há um limite para o tamanho mínimo da letra que não se resolve apenas com resolução. Simplesmente é possível mostrar mais conteúdo no tablet ao mesmo tempo e é mais confortável a ler textos longos. Mesmo para ver vídeos o tablet acaba por ser mais confortável. O aumento do tamanho dos smartphones acaba por ser precisamente devido ao consumo de conteúdos e cada vez menos à função de efectuar e receber chamadas e as vendas de equipamentos com ecrã maior mostra que os utilizadores querem-nos. No caso deste equipamento não é demais salientar que aumenta o tamanho do ecrã sem alterar o tamanho do smartphone.

Câmara

GALAXY S 4 Product Image (4)

A câmara, e refiro-me apenas à traseira que é a principal, tem 13 megapixels e uma abertura de 2.2. Deixo algumas imagens tiradas com diferentes condições de luz. A Samsung tem imensas opções no software mas como estou habituado a uma DSLR é difícil ficar impressionado. Mas compreendo que seja mais do que suficiente para muitas pessoas e o estar sempre à mão com todas as opções de partilha actuais.

As funcionalidades que a Samsung colocou na câmara e nos diferentes modos a piscar o olho à partilha nas redes sociais e ao apelo da criatividade dava por si só um artigo completo.

Cliquem nas imagens para ver maior. As imagens não sofreram qualquer tipo de edição.

 

Vídeo

Fiz um pequeno vídeo para verem a qualidade. Bastante simples e com boas condições de luz. É difícil de bater a vantagem da portabilidade de um smartphone como este. O ponto a melhorar, atendendo que aqui já têm fullHD, é no som mas os compromissos existem sempre e aqui isso também não é excepção.

Informação do Vídeo:

MediaInfo

Audio

Não sou a melhor pessoa para falar sobre audio. Não tenho nem a formação nem a experiência de muitos dos nossos membros do fórum. Mas dito isto, o ponto que gostava de ver alterado é a coluna ficar na parte frontal e não na traseira como está. Diria que o HTC One neste campo tem a implementação perfeita.

Não resisto a contar a experiência que testemunhei durante o tempo que tive este equipamento para testar: um indivíduo num local com bastante barulho a ouvir um vídeo com o ecrã virado para fora e com a coluna junto do ouvido. Este episódio fez-me pensar que não só a qualidade e o volume do som poderiam ser melhores, como não encontro nenhuma situação em que a utilização do equipamento seja feito sem o ecrã estar virado para nós, pelo que fazia sentido que a coluna tivesse outro posicionamento.

S4-6

Os auriculares que acompanham o Samsung Galaxy S4 podiam ser melhores. São um pouco volumosos no housing (atrás da ponta que fica no ouvido) e acabam por ser uns in-ear com apenas uma opção que seguramente não vão ser confortáveis para todos. Não eram no meu caso e o som também está longe do que já experimentei e não sou, como avisei acima, um conhecedor nem tenho á minha disposição material de audio caro.

Dimensões e peso

Salientar que apesar do aumento do tamanho do ecrã manter as dimensões praticamente iguais ao Samsung Galaxy S III é um grande feito. O peso também é difícil de melhorar.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo