AnálisesDestaque

Motherboard MSI X99S Gaming 9 AC

Motherboard

msi-x99s_gaming_9_ac

A motherboard tem uma combinação de cores bastante apelativa: negro baço com apontamentos a vermelho nos coolers na indicação do Audio, além das portas I/O, nomeadamente, substituindo nas portas USB 3.0 o característico azul pelo vermelho.

Impressiona também pelas dimensões. Esta é uma motherboard E-ATX pelo que devem ter isso em consideração na compra atendendo que muitas das caixas não suportam motherboards com tamanho superior a ATX.

Quando ligada ficam iluminadas as palavras Audio Boost e os LEDs que ficam por baixo bem como o logo que fica por cima do chipset X99 e da marca.

msi-x99s_gaming_9_ac-product_pictures-io

Portas I/O da esquerda para a direita:

  • PS/2 e duas portas USB 2.0.
  • Botão Clear CMOS
  • 3 x 2 portas USB 3.0 com velocidade até 5 Gbit/s
  • Porta LAN 1Gbps com duas portas USB 3.0
  • Módulo Wi-Fi/BT (não vinha incluida na sample de teste)
  • Portas Audio

IMG_7043

Imagem da motherboard que recebemos que como é visível não tem o módulo WiFi/BT e a banda protetora por cima das portas I/O.

IMG_7094

IMG_7100

Pormenor do socket ladeado pelos DIMMs de memória e na imagem inferior já com o processador colocado.

IMG_7063

Do lado direto podem ver os botões de Power, Reset e OC Genie. Do lado esquerdo vemos parte do conector principal de power e à direita os conectores para medir as voltagens com um medidor de consumo.

IMG_7026

Nesta imagem são visíveis os cabos que acompanham a motherboard e e que em conjunto com um multímetro podem avaliar em tempo real as voltagens de vários componentes.

IMG_7060

IMG_7061

Portas SATA incluindo SATA Express que introduz uma nova solução proporcionando 10 Gb/s de largura de banda via PCI-e.

IMG_7058

Entre as duas PCI podemos ver um conector, à direita, junto ao cooler do chipset, que serve para os discos M.2 que podem ter diversos comprimentos, dai aqueles diferentes parafusos. Uma nota importante tem a ver com a questão de em muitas motherboards não ser possível utilizar SATA Express e M.2 em simultâneo. A MSI não tem esse problema com duas vantagens, a primeira é precisamente poder ser usado SATA Express e M.2 em simultâneo, em segundo lugar é o M.2 ser Gen3 x4 o que permite ter uma largura de banda de até 32Gb/s contra o SATA Express de “apenas” 10 Gb/s. Pela simplicidade da solução M.2 parece-me que poderá ter mais sucesso, temos pena de ainda não termos podido testar nenhum equipamento desses mas veremos esta luta entre os dois interfaces. Se tivéssemos que apostar a aposta recaia no M.2.

IMG_7045

Canto inferior esquerdo da motherboard onde podemos ver o lugar estranho da pilha ao lado o Streaming Engine que tem o cooler ligado ao cooler do chipset.

IMG_7075

Por baixo da armadura existe um chip da AverMedia que que faz encoding HD H.264 a 1080p com um bitrate de 60 Mbps sem ter qualquer impacto no processador e na placa gráfica. Isto é importante para quem quer estar a jogar com a máxima performance e a transmitir ao vivo streaming de vídeo e áudio.

IMG_7076

Pormenor do áudio dominado pela armadura que esconde condensadores áudio Nichicon de excelente qualidade e dois amplificadores. O PCB Áudio está isolado do resto do PCB para anular a distorção do sinal eletromagnético. Quando ligada a motherboard podem ver o circuito áudio com um LED vermelho. Existe um conector para alimentar o circuito áudio que mostraremos mais adiante. Referir ainda que os conectores áudio do painel I/O também são banhados a ouro.

IMG_7057

Parte inferior direita da motherboard onde está em destaque o mostrador que apresenta vários códigos que podem ajudar a identificar alguns problemas e com o sistema em funcionamento mostra a temperatura do processador.

IMG_7086

 

Parte posterior da motherboard também em preto fosco como não poderia deixar de ser com dois destaques, um deles para o selo de MSI Milittary Class 4, ou seja, os componentes são de qualidade militar e o Guard-Pro que proporciona proteção contra falhas de hardware protegendo nomeadamente o CPU contra voltagem ou calor excessivo.

msi-x99s_gaming_9_ac-product_pictures-with_vga

Este sistema apenas em foto da própria marca para sinalizar que é possível ter 4 placas gráficas com duas ressalvas, a primeira é que  devem usar os CPUs topo de gama atendendo que o i7 5820K que tivemos à nossa disposição apenas tem 28 linhas PCIe (isto se estivermos a falar do máximo de performance possível) em vez das 40 linhas dos outros dois como podem ver numa tabela mais abaixo. O segundo ponto tem a ver com o cooler que utilizarem para arrefecer o processador, no nosso caso inviabilizava usar a primeira PCI.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo