AnálisesDestaque

AMD Ryzen 7 1700 e MSI B350 Tomahawk

O Processador

A caixa aparenta, de imediato, uma solidez pouco habitual e dá, naturalmente, destaque ao nome RYZEN e ao CPU.

No caso deste 1700, o cooler incluído também tem direito a uma face da caixa.

Na traseira temos uma breve descrição do conteúdo em diversos idiomas.

Ao abrirmos a caixa fica claro que a AMD está, de facto, a apostar tudo neste lançamento. É notável o cuidado posto em toda a embalagem, inclusive, no interior.  Certamente ciente de que o “unboxing” é uma etapa especial para a maioria dos entusiastas, a AMD quis certificar-se que causa boa impressão desde o 1º momento. São pequenos pormenores, é certo. Mas na hora de recuperar quota de mercado, todos os pormenores contam.

Na caixa interior maior encontramos o cooler incluído, neste caso o Wraith Spire RGB.


Além do cooler, a caixa incluí um cabo para ligar a um header RGB, em boards que o suportem, de modo a possibilitar o controlo da iluminação LED RGB embutida no cooler.

Este cooler tem excelente aspecto e uma qualidade de construção rara em coolers stock. O sleeve do cabo de alimentação é um pormenor que pensamos vincar bem essa ideia.

O dissipador é constituído essencialmente por alumínio, com um núcleo de cobre.

A ventoinha é de 92mm e tem uma velocidade de rotação variável entre as 800 e as 2700 RPM. Na prática é muito difícil passar das 1500 RPM, passando a maior parte do tempo bem abaixo disso, o que se traduz numa operação praticamente inaudível. A armação inclui um aro iluminado por LEDs RGB. O logo da AMD é permanentemente iluminado a branco.

Aqui vemos o pequeno conector que permite ligar o cooler a um controlador RGB. Este conector vem de origem protegido por uma pequena tampa de borracha com um jumper embutido que bloqueia a iluminação do aro no vermelho associado a estes CPUs.

No capítulo dos coolers incluídos a AMD deu um salto de gigante, com estas novas unidades a elevarem a fasquia, passando a ser a referência incontestado dos coolers stock.

O processador vem numa outra caixa, mais pequena.

No seu interior encontramos, além do processador, o habitual selo autocolante, para quem o quiser colocar na caixa, e o manual.

A peça central desta análise: AMD Ryzen 7 1700.

Aos utilizadores que nos últimos anos lidaram essencialmente com plataformas LGA, relembramos que o socket AM4 é do tipo PGA-ZIF, o que quer dizer que este processador  tem pinos! É um pormenor muito fácil de esquecer quando se pega no processador pela 1ª vez, o que pode acabar em desastre.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo