AnálisesDestaque

Shuttle XPC slim DH110SE

Fotos

 

A embalagem não apresenta nada de especial. Não é fácil perceber o conteúdo o que é algo que facilmente podia ser melhorado.

A lateral melhora um pouco com uma imagem do barebone e algumas das especificações.

A outra lateral tem apenas o desenho da frontal e um slogan apropriado.

O equipamento vem bem protegido.

Um manual simples mas muito prático explica os pormenores mais importantes.

Numa caixa temos os acessórios.

CD com o manual, uma bisnaga de pasta térmica, um protetor do socket no caso de removerem o processador por algum motivo e 4 parafusos para fixar um disco 2,5”.

O transformador tem um output de 90W sendo a razão para não suportar os processadores com TDP de 91W. Podem instalar todos os processadores para este socket exceto o 6600K e 6700K. Atendendo ao chipset que não permite overclocking e à dimensão reduzida deste modelo faz todo o sentido esta limitação.

 

É fácil perceber o reduzido tamanho do Shuttle. Na frontal da esquerda para a direta podemos ver a entrada para o microfone, auscultadores botão de power, leitor de cartões SD, duas portas USB 3.0 e duas USB 2.0.

 

A tampa apresenta duas aberturas correspondentes ao tamanho das ventoinhas com um filtro para o pó mas que reduz bastante o fluxo de ar. Nas laterais apresenta saídas de ar e buracos para Kensington Locks.

A traseira apresenta a entrada para o transformador, HDMI, DisplayPort, LAN RJ45, quatro portas USB 2.0 e ao lado um conector de 4 pinos que permite colocar um botão de power externo que pode ser útil em utilização industrial em que não seja fácil aceder à parte da frente. Apresenta ainda os recortes para a colocação fácil das antenas wireless e restantes entradas disponíveis noutros modelos nomeadamente uma segunda porta de rede TJ45 e portas serie.

A tampa inferior tem uns pés de borracha que são eficazes.

 

Pormenor do filtro não removível que protege do pó mas reduz a passagem de ar.

A motherboard ocupa todo o andar inferior ficando por cima as duas ventoinhas que arrefecem o processador por cima do cooler que ocupa praticamente metade da motherboard. A outra metade tem o suporte para um disco 2,5”.

Pormenor do suporte para o disco.

Nesta imagem é possível ver como a Shuttle resolve a questão do arrefecimento do processador com um TDP até 65W. Não sendo a limitação do transformador ficamos curiosos para saber se esta solução não teria permitido suportar TDPs até aos 91W.

Tem dois conectores M.2 o da esquerda para SSD mas apenas SATA. Não suporta NVMe e ao lado para uma placa wireless que é uma pena não vir incluída de raiz. Num espaço tão pequeno a memória suportada é SO-DIMM

Pormenor das slots de memória que são DDR4. Suporta até 32GB.

Pormenor das duas ventoinhas de 60mm que puxam o ar contra o cooler de alumínio que tem uma enorme área atendendo ao espaço disponível.

Pormenor da fixação dos parafusos. Tudo muito bem feito.

 

Quando removemos o cooler podemos ver os condensadores sólidos e o socket que está protegido por um plástico.

 

O cooler em todo o pormenor. A área que acenta no processador é totalmente em cobre com dois heatpipes. A combinação de cobre que tem uma maior condução térmica mas que retem mais o calor com o alumínio que é precisamente o contrário é uma excelente solução e mostra que a Shuttle aprendeu algo ao longo dos anos que produz estes equipamentos.

 

Processador instalado. A escolha recaiu no muito económico Pentium G4560 que analisamos no passado e que tem um TDP de 51W perfeitamente adequado. Gostar’iamos de ter tido um Intel Core i7 7700 ou o 6700 que possuem um TDP ligeiramente mais alto de 65W que é o máximo recomendado mas infelizmente apenas temos disponível o 6700K que não é opção aqui.

As memórias recorremos a um kit de entrada de gama da Corsair já que não é possível fazer qualquer tipo de overclock e infelizmente nem underclock por não haver opção na BIOS. A ideia do underclock seria para podermos usar o 6700K à velocidade do 6700.

Aplicada a pasta térmica. Neste caso optamos por colocar um pouco de pasta térmica e depois espalhar de modo a que fique uma camada tanto mais fina quanto conseguimos. Prometemos que ainda faremos um artigo sobre isso.

O sistema completo com o OCZ Trion 150 que actualmente está disponível com o nome Toshiba OCZ TR150 que é um SSD acessível e perfeitamente adequado a utilizar em conjunto com este processador tornando esta solução bastante acessível.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo