AnálisesDestaque

ECS Liva Q1L

No inicio do ano de 2018, a ECS apresentou um Mini PC, com o nome de Liva Q, que analisamos na altura e que era extremamente pequeno, com apenas 0,153 litros de volume, o que faz dele um dos mais pequenos computadores x86 no mercado, sendo mesmo mais pequeno que muitos computadores com um Raspberry Pi mais caixa.
Para tal, a ECS apresentou uma pequena caixa em forma de cubo, com 7 centímetros de comprimento e largura e apenas 3,14 centímetros de altura. No entanto isto fez com que este computador tivesse limitações, que podem ser ou não, aceitáveis, consoante os casos.

Logo à partida, o processador tinha que consumir pouco e, para ser barato, a melhor solução foi usar Intel Atoms com 6 W de TDP. Na altura, tinham sido acabados de lançar a última geração de Intel Atoms, com o nome de “Gemini Lake”, que ainda continuam a ser os mais recentes presentemente, mas talvez por razões de quantidades, a ECS preferiu utilizar a geração anterior, com o nome de “Apollo Lake”. De referir, que não são muito diferentes e um é apenas uma evolução do outro.

Em seguida, também tiveram que limitar tudo o que é relativo a I/O, como número de portas USB, saídas video, entre outras.

Quase 3 anos depois, a ECS lança 2 modelos que são uma evolução original do conceito do Liva Q. Um é o Liva Q1D, que além de adicionar mais uma porta USB 3.2 frontal, adiciona uma porta de saída de vídeo DisplayPort, além da porta HDMI.
Além deste modelo, temos aqui para análise o outro modelo, o Liva Q1L, que para além de adicionar, mais uma porta USB 3.2 frontal, adiciona na parte de trás uma segunda porta de rede Gigabit.
Com 2 portas de rede Gigabit, mais a terceira porta USB, mais a restante conectividade, é possível abrir portas a mais usos, além dos que eram possíveis no original Liva Q.

Além disso, o Liva Q que originalmente analisamos, tinha apenas um processador Intel Atom com 2 cores, enquanto o Liva Q1L que temos para analisar, tem 4 cores e praticamente a mesma frequência de relógio. Isto vai fazer com que ele seja mais rápido em tarefas multi thread.
O nosso Liva Q original, também só tinha 32 GB de armazenamento eMMC, enquanto a sua evolução tem 64 GB. 32 GB, atualmente, já é pouco, por exemplo, para a própria instalação do Windows, e apesar de ser possível colocar um MicroSD, esse facto não ajuda se o Sistema Operativos estiver instalado no armazenamento principal eMMC.

Em seguida vamos ver como se comporta e as vantagens desta evolução ao conceito original.

Especificações Técnicas

PlataformaIntel Apollo Lake Pentium N4200 SOC
Intel Apollo Lake Celeron N3350 SOC
MemóriaLPDDR4 2GB/4GB
Slot de expansão1 x Micro SD slot (Max:128GB)
ArmazenamentoeMMC 64GB/32GB
Rede com fio2 x Gigabit LAN
USB2 x USB 3.1 Gen1 Port
1 x USB 2.0 Port
Saída de Vídeo1 x HDMI Port
WirelessIntel WiFi 802.11ac & Bluetooth 4.1
Dimensões74 x 74 x 34.6 mm
Peso174g
VESASupports 117mm / 117mm
AdaptadorInput: AC 100-240V,Output: DC 12V / 2A
Sistema OperativoWindows 10 64bit
Ubuntu 16.04 LTS
Acessórios1 x Transformador
1 x Adaptador VESA
6 x Parafusos montagem VESA
Guia Rápido
Preços RecomendadosIntel Apollo Lake Pentium N4200 SOC – 239€
1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo