Análises

Análise: AKG K 172 HD

Frente a Frente

Sennheiser HD238 vs. AKG K 172 HD


Design – em termos de construção, são ambos mais ou menos equivalentes, embora tenha que dar uma pequena vantagem aos AKG por conseguirem aliar a utilização de uma estrutura extremamente complicada, mas teram-na tornado mesmo assim bem construída. Nos Sennheiser, o sistema usado é mais convencional, tal como são os plásticos. O conforto, em geral, acaba por ser superior ao dos AKG, pelo simples facto de não pressionarem a orelha de nenhum modo. Isto trás, no entanto, desvantagens: uma das quais é o facto de não isolarem absolutamente nada, nem para dentro nem para fora; e a outra tem a ver com o facto de não se segurarem tão bem na cabeça como os AKG.

Som – por mais estranho que pareça, a primeira coisa que notei ao passar de várias semanas de utilização dos AKG (em altura pós burn-in), foi a diferença no corpo e no grave em muitas músicas. Isto porque nos Sennheiser a gama baixa, por comparação com os AKG, predomina muito pouco nas frequências bem baixas. O resultado foi um som sem impacto e “pequeno” em comparação. Resumindo, em certas ocasiões, até poderemos dizer que os K 172 têm mais grave que os HD238. O segundo aspecto que mais choque me fez foi o quão afastadas estavam as vozes.

Isto já seria de esperar, tendo em conta a frontalidade muito elevada na gama média dos AKG, mas a diferença foi considerável. Aliando isto ao facto de que os agudos também têm muito menor impacto nas musicas, e temos em geral, um som mais abafado e “pastelão”. Isto levará a uma experiência de audição muito menos exigente de ouvidos, ou seja, os HD238 cansam menos a ouvir, especialmente graças à gama média extremamente frontal dos AKG. A abertura sonora é maior nos Sennheiser (são de design aberto), mas o palco é um pouco inferior, embora não muitíssimo inferior, até porque os Sennheiser são bastante bons para a gama neste aspecto.

Frente a Frente


AKG K 701 vs. AKG K 172 HD


 

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo