AnálisesDestaque

OCZ RD400: SSD PCI-Express NVMe

SSD Utility e Driver

1

A ferramenta de software que acompanha os SSDs da OCZ foi renomeado de OCZ Guru para SSD Utility. Além disso foi lançada a versão 2.0 desta ferramenta.

No lado esquerdo temos a (ou as) drive OCZ instalada no sistema, e depois de escolhida a que queremos, no lado direito é apresentado um dashboard com as informações gerais do SSD. Temos a capacidade, com o espaço usado e livre, o interface se é mesmo PCI-Express 4X, a saúde do SSD, a versão do firmware e, depois de instalado o driver, a versão do driver e se está actualizado ou não. Também é visível um painel com alertas e a temperatura do disco.

2

Em “SSD Details” temos os detalhes ao pormenor deste SSD. De referir o “Config ID” com XG3, isto porque este SSD no mercado OEM é vendido com o nome de Toshiba XG3.

3

Aqui temos os detalhes de sistema, com o sistema operativo, BIOS, Motherboard entre muitas outras informações.

4

Um painel com a leitura da SMART, muito útil para ver ao detalhe a condição do SSD.

5

Novidade na versão 2.0 do SSD Utility é a inclusão de uma secção de benchmark, que mede a escrita e leitura sequencial e aleatória, além de números mínimos e médios da latência. Quando corri este benchmark não tinha o driver instalado, por isso peço para não darem grande valor aos resultados.

6

Uma ferramenta muito utíl é poder-se dentro desta utilitário guardar uma certa capacidade do SSD para over provisioning, o que aumenta a vida útil do SSD.

7

Nos updates pode-se fazer update ao firmware, e se estiver instalado o driver para Windows, update ao driver.

8

Novidade também é poder-se formatar o SSD em blocos de 4 KB ou 512 bytes. 4 KB é preferencial. Além disso, pode-se fazer um “Secure Erase” ao SSD, de uma forma muito rápida e apagando definitivamente o seu conteúdo.

9

Para formatar o SSD com este utilitário é necessário que o driver esteja instalado. Sem o driver instalado, só é possível criando e arrancando com uma pen de boot, que se pode criar dentro do SSD Utility.

10

Em alertas pode-se ver a descrição de alertas actuais, como o seu histórico.

11

Neste quadro pode-se criar uma pen de boot com o SSD Utility, muito útil para quem vai usar outros sistemas operativos ou funcionalidades que não estão disponíveis enquanto o OCZ RD400 é disco de boot do Windows.

12

Nas opções temos um conjunto de parâmetros em relação a este utilitário, que podemos alterar.

Não está mostrado aqui, mas no “Help” é possível criar um ficheiro zip com toda a informação do SSD e de sistema, para enviar ao suporte da OCZ em caso de problemas. Eu próprio, nesta review do RD400, utilizei esta funcionalidade, e depois de ser contactado pela OCZ resolvi um problema que estava a ter.

driver

Em Windows, para o bom funcionamento deste SSD a nível de performance, é necessário instalar um driver. Não mostro a sua instalação porque é muito simples. É um ficheiro MSI sem qualquer opção na instalação é instalado de uma forma muito rápida. O driver é WHQL e depois de instalado aparece no device manager como sendo um controlador.
De referir que o driver só suporta Windows 8.1 e Windows 10. Windows 7 não é suportado.

Além do driver, a BIOS tem que ter suporte para dispositivos NVMe. Sistemas Z97, Z170 e X99 com a última BIOS lançada pelo fabricante não devem ter qualquer problema.
Outro ponto na BIOS é que ele deve estar em UEFI mode e não Compatible mode. Esta opção na BIOS nem sempre está muito visível. Por exemplo, no meu sistema Z97 da ASRock, a opção chama-se “CSM Module”, o que não é fácil de associar. De referir que se tiverem o Windows a fazer boot em Compatible mode e mudarem para UEFI mode, têm que reinstalar o Windows. Por último, dizer que eu tinha o OCZ instalado com a BIOS em Compatible mode e tive problemas de estabilidade. Desde escritas que não eram finalizadas até à drive desaparecer do Windows. Só depois de contactar a OCZ é que percebi que estava aí o problema. Em UEFI mode, não tive qualquer problema tanto no sistema Z97 como no sistema Z170.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo