ArtigosDestaque

AMD Ryzen 7 1700 vs Intel Core i7 6700K em Linux

Computação

Nesta parte temos diversos benchmarks de computação, desde um motor de física a vários benchmarks paralelos que usam o OpenMP. A grande maioria destes benchmarks usa todas as threads disponíveis pelo processador e assim sendo, o Ryzen ganha em grande parte deles. Dito isto, o 6700K não fica muito atrás e mostra como um clock elevado e uma melhor arquitectura fazem diminuir a distancia para um processador que tem os dobro dos cores/threads.

Computação Numérica

Aqui, com o processador a lidar com número de virgula flutuante, o 6700K mostra que, na maior parte das vezes, quando só é usado um core, ele terá sempre vantagem em relação ao Ryzen. Pelo seu maior clock e possivelmente por ter uma FPU melhor. Existe mesmo um caso estranho, com o Polybench-C em que me parece mostrar como o suporte por parte do GCC ainda está muito fresco no Ryzen, visto o descalabro que acontece neste benchmark. O Ryzen ganha quando é usado o OpenMP e no Primesieve, porque são usados todos os cores, mas mesmo assim, a vantagem não é francamente grande nestes testes.

Motores Xadrez e outros puzzles

Esta é uma parte dos testes, com puzzles e motores de Xadrez onde o Ryzen perde por larga margem. Em seis benchmarks, o Ryzen ganha um, N-Queens. Quase todos eles não usam mais que 8 threads e com isso o 6700k volta a ganhar em situações que lhe são favoráveis. Mesmo o Ryzen 7 1700 ter um turbo bastante superior ao clock base, continua a ficar longe do 6700k.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo