AnálisesArtigos

Análise QNAP TS-219P

18 – Consumos,Temperaturas,Ruído
Para terminar, testes de consumo, temperatura e ruído.

Descrição dos testes:
OFF: NAS desligado, mas ligado à tomada.
Standby: NAS ligado, mas com os discos desligados à algumas horas (desligam automaticamente a partir de 30 minutos sem actividade).
Online: Com os discos a trabalhar, mas sem actividade de leitura/escrita revelante.
Copy (8 GB): A copiar um ficheiro de 8 GB do PC para o NAS, sendo que a temperatura foi tirada no final da cópia.

Consumo

O consumo de energia é o ponto forte deste NAS, um mínimo de 14 e máximo de 31w, mesmo com um sistemas Atom é difícil ter este consumo, com discos de 2,5″. Desligado e ligado à tomada indica mesmo zero.
E é possivel melhorar, se utilizar discos de 2,5″ 5400 RPM ou os famosos discos “greenpower”. Acredito que com 2 discos de 1 TB 2,5″ o consumo de pico deve cair uns 10w.

Durante a criação do Raid1, o consumo variou entre 29 e 34w.

Temperatura
Agora as temperaturas, lidas a partir da página de informações de sistema. Há 3 leituras, temperatura do sistema (CPU provavelmente), HDD1, e HDD2. Primeiro foi testado com um disco e depois com dois discos.
A ventoinha está configurada em modo automático.

Temperatura ambiente neste teste: 26,2ºc
Naturalmente que os discos em standby, a temperatura do disco é menor. A copiar aumenta ligueiramente, embora a temperatura de sistema aumente mais, por ter carga no processador.

Temperatura ambiente neste teste: 22 a 23,6ºC

Já com 2 discos, não houve mais aquecimento do disco 1 e do sistema, até é inferior, mas devido a temperatura ambiente ter sido entre 3ºc a 4ºc menor entre os dois testes. Já o HDD2 teve temperaturas mais baixas, pelo facto de ser um disco da gama Green, que acaba por ser os discos ideais para estes sistemas.

Ruído

Em termos de ruído, não temos um medidor de ruído, e mesmo que tivesse, há algum ruído ambiente (de outros computadores e por morar num prédio) de modo a apresentar números fidedignos.

Vamos ignorar o ruído dos discos, já que depende dos modelos instalados. No que toca à ventoinha, esta é bastante silenciosa em rotação mínima, sendo que se a temperatura ambiente foi muito baixa, ela pode mesmo parar. Já se houver sobreaquecimento, a ventoinha dispara à velocidade máxima, o que se faz ouvir, embora não seja muito comum, a não ser com temperatura ambiente mais elevada e alguma actividade.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo