AnálisesDestaque

Media Center Beelink GS-King X

Introdução

A Beelink é uma marca chinesa fundada em 2014 que tem na sua linha de produtos Mini PCs e Android TV Box. Hoje temos uma das suas propostas na linha das Android TV Box, que em termos de dimensões é a sua maior proposta, porque tem a possibilidade de alojar dois discos de 3,5”, e vem com comando remoto, juntando assim um 2 em 1. Uma NAS e uma TV BOX, tendo ainda à escolha o uso de Android ou Linux.

Como sempre partimos à descoberta dos produtos com expectativas mas com algumas ideias de experiências anteriores. As TV Box com sistema operativo Android são verdadeiros canivetes suíços. Mantêm grande parte das funcionalidades que estamos habituados a encontrar nos smartphones e tablets, perdendo a interacção touch com o interface o que não é de menos importância, porque altera bastante a forma como interagimos com os programas ou jogos. 
Como o Android é tão versátil, o interface é frequentemente modificado e demora a encontrar-se os cantos à casa. Para piorar um pouco, as aplicações que consideram indispensáveis no smartphone nem sempre estão disponíveis na TV Box ou o seu interface não está pensado para ser utilizado com um comando remoto, imagem num ecrã muito maior e com proporções diferentes.

Incluído, também possível utilizar Linux, mas não se assustem, porque por estranho que pareça, é algo muito menos flexível que o Android. O Linux em causa é o CoreELEC, que não é tanto um Sistema Operativo “tradicional” e mais uma Appliance que só corre Kodi. Os próprios updates são completamente automáticos.
Quem não conheça, nem se apercebe que está a usar um Sistema Operativo Linux.

Em resumo, este é um equipamento que no papel tem bastante potencial e com hardware e software que parece permitir um sem número de cenários possíveis para o utilizador.
O problema frequente de equipamentos com tanta escolha é a questão do foco e potencial dificuldade de utilização para utilizadores com menos experiência na área tecnológica.
Nem sempre a melhor escolha é o produto que tem mais opções.

1 2 3 4 5 6 7 8 9Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo