AnálisesDestaque

Mini PC Beelink GT-R com AMD Ryzen 5 3550H

Exterior

Esta foi a caixa que nos chegou com o Beelink GT-R. Uma caixa relativamente pequena, mas com boa apresentação a nível de cores e a destacar uma imagem do próprio Mini PC, o suporte de Wi-Fi 6 e um “5”, que penso que é um destaque ao Ryzen 5.

Na parte de trás da caixa, temos as principais especificações do produto, as certificações comuns e QR Codes para fácil acesso a mais informação da Beelink.

Ao abrir a caixa exterior, deparei-me uma disposição e qualidade geral, parecida com o Media Center GS-King X, que fizemos análise há pouco tempo.

A apresentação é bastante bonita e o contraste entre o vermelho e o cinzento, fica apelativo a nível visual. O texto também destaca o modelo em causa e a fonte é bastante elegante.

Tirando o cartão superior, temos acesso ao Mini PC. Logo neste primeiro olhar temos a mesma sensação de qualidade física do outro produto da Beelink. Visualmente, também é relativamente parecido.

De notar que na parte de cima do computador, no canto inferior direito, encontra-se um leitor de impressões digitais, algo que não é muito comum em desktops.

Por baixo do computador, temos dois pequenos manuais, com a informação mais importante sobre o Mini PC.

Logo a seguir temos uma pequena caixa interior que contém os acessórios do computador.

Dentro da caixa de acessórios, encontramos um adaptador de 57W, um cabo de alimentação, dois cabos HDMI, uma pen de 16 GB com a instalação personalizada do Windows 10 Pro, um kit de montagem VESA e parafusos.

De referir 2 detalhes. Estão incluídos dois cabos HDMI, mas um é curto e outro comprido, o que facilita o uso, consoante a distância do computador ao monitor.
A pen com a imagem do Windows 10 Pro é da versão 1909, visto que a versão 2004 ainda é muito recente. Tem todos os drivers já incluídos e está disponível em 8 linguagens. Infelizmente, o Português não é uma delas.

Uma vista aproximada pen de 16 GB com a imagem do Windows 10 Pro. Podemos ver que a própria label na pen tem as instruções. Um detalhe bastante interessante.

Aqui temos, finalmente, a parte frontal do Mini PC e tem algumas coisas fora do comum.
A primeira é o já falado leitor de impressões digitais na parte de cima para se autenticar por impressão digital, algo nada comum neste mercado. Depois, nos cantos de cada lado, temos microfones, também nada comum.

Temos também um botão grande de Power a vermelho, mas ao lado temos um botão mais pequeno, inserido no chassis a verde, de Clear CMOS. Este botão serve para fazer reset à BIOS, quando há algum problema, por exemplo quando se faz Overclocking. Sabendo que o AMD Ryzen 5 3550H não é um processador desbloqueado, à primeira vista, não parece fazer sentido. No entanto, pode-se fazer Overclocking à memória RAM, na BIOS. É possível escolher diferentes cTDPs até 54 W (35 W standard), que não aumenta os clocks máximos, mas melhora em muito o tempo que um processador pode estar em Turbo. Por último, a BIOS deste Mini PC é das BIOS com mais opções que já vi. A BIOS tem mesmo muitas opções e muitas delas algo “exóticas”. É perfeitamente possível nestes cenários, ser preciso carregar no botão de Clear CMOS.

Por último temos 2 portas USB-A 3.0, uma saída de som 3.5 e uma porta USB-C 3.1.

Do lado esquerdo do computador, temos uma grelha de cooling, onde o ar entra para arrefecer o interior. Está decorado com as letras “GR5”.

Numa vista aproximada, até conseguimos ver o interior. É de destacar o aviso para que esta entrada de ar, não deve estar tapada por outro objeto.

Na parte de trás do Mini PC, em cima, temos uma grelha de saída de ar, mais pequena, mas que preenche todo o comprimento.
Por baixo, temos o conector de energia, 2 LANs, duas portas de vídeo HDMI 2.0, uma porta DisplayPort 1.4 e 4 portas USB 3.0.

A única coisa que vejo como falta, é um leitor de cartões SD e/ou MicroSD.

Na parte de baixo, temos o metal perfurado com o nome do modelo, “GTR”, 4 parafusos fáceis de retirar, para acesso ao interior e uma pequena pega de “Quick Release”, para facilitar a retirada desta peça, depois de retirar os 4 parafusos.

De forma interessante, também temos uma nota para informar que se pode aceder à BIOS, carregando na tecla de “DEL”, no boot e na tecla “F7” para aceder ao menu de Boot.

Por ultimo, gostava de escrever sobre a qualidade de construção. A qualidade de construção do dispositivo é muito boa, usando uma liga de magnésio de 3 mm de espessura. Está tudo bastante acessível e com notas para ajudar. O dispositivo é bastante bonito, simples e elegante. Talvez as únicas coisas que destoam, são os autocolantes do AMD Ryzen e AMD Radeon, mas isto é algo comum de se colocar, em todo o mercado.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo