AnálisesDestaque

Mini PC Beelink U59 com Intel Celeron N5095

Software

Este Mini PC vem com o Windows 10 Profissional em Inglês instalado de raiz. Na instalação verifiquei que ele suporta o Windows em vários idiomas, mas não inclui Português. A versão do Windows 10 é a 21H1, que é a mais recente e foi com essa versão que foram executados os benchmarks para este artigo. Não tive qualquer problema em fazer os updates que faltavam.

Algo bastante positivo é que o Windows 10 Profissional que vem de raiz não tem outros programas instalados, além dos que vêm de raiz com o Windows e que muitas vezes são utilidade dúbia e só fazem com que o computador seja mais lento.

Outro ponto positivo é que ele vem instalado com todos os drivers do hardware instalados. Além disso, existe um ficheiro zip que tem todos os drivers disponibilizados pela Beelink.

Alguns dos drivers não são os mais recentes, mas isso é normal e na maioria, não são difíceis de atualizar.
A única excepção à regra é o driver da placa gráfica, que é alterado pela OEM (Beelink). Apesar de isto não impedir a instalação dos drivers disponibilizados pela Intel, é preciso aceitar o pequeno risco que se corre quando se instala os drivers disponibilizados pela Intel.

Nestes printscreens podemos verificar as especificações do processador Intel Celeron N5095, que vem com este computador, além das especificações gerais da memória RAM e SSD.
No Hwinfo64 também é positivo verificar que todas as instruções suportadas por este processador, estão ativadas na BIOS por defeito, o que nem sempre acontece noutros computadores. A única opção não ativa é o “Secure boot”, mas essa opção é normal não estar ligada por defeito e nem todos os utilizadores querem que esteja ligada.

Quando recebemos este Mini PC para análise, a Beelink informou-nos que ele vem com o Windows 10 instalado, mas que não teria qualquer problema em ser atualizado para o Windows 11. De facto, correndo o programa “PC Health Check” da Microsoft, ele informa que este computador cumpre todos os requisitos para ser atualizado para o Windows 11, incluído suporte para “Secure Boot” e inclusão de um chip TPM 2.0.

No final de ter corrido todos os benchmarks neste Mini PC, com o Windows 10, experimentei fazer o update para o Windows 11, a partir do Windows 10 e confirmei que não há qualquer problema em efetuar essa atualização, como se pode ver na imagem.

BIOS

A BIOS é bastante interessante em vários aspectos. Tem muito mais opções que o habitual, o que é bom para os mais conhecedores, mas ao mesmo tempo, pode assustar utilizadores principiantes.

Deixo aqui uma galeria com 39 imagens da BIOS, mas mesmo com tantas fotos, apenas é mostrado uma parte de todas as opções.

O interface é o tradicional interface de texto, que não é o mais bonito, mas é o mais usável. Apesar deste interface, a BIOS é UEFI, como a maior parte dos PCs modernos.
Muitas opções não são nada comuns e até se tem acesso a opções de Debug. Por outro lado, acho que a Beelink continua a falhar um pouco ao não incluir opções para controlo direto das ventoinhas.

Já como acontecia com o Beelink GT-R que fizemos análise, o menu “Advanced” é onde se tem uma enorme quantidade de opções. Este ponto é um exagero. Cada item tem múltiplos sub menus com muitas opções. Sem ser o Beelink GT-R, não me lembro de ver outro computador com tantas opções de BIOS. É um processo algo moroso para se olhar e compreender todas as opções.

As opções vão a todo o tipo de detalhes de quase todos os componentes. Desde variáveis da UEFI, porta série, que ele nem tem, até opções de overclock, debug, energia, processador, chipset e todo o tipo de pequenas opções.

Para quem gosta de alterar as opções do funcionamento do computador, vai adorar a quantidade de opções que tem ao seu dispor. Para principiantes, pode ser assustador, mas também é verdade que as opções que estão escolhidas por defeito são bastante aceitáveis, por isso, não é algo que seja obrigatório de aceder para a generalidade dos utilizadores.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo